IMPLANTES DENTAIS

A falta de dentes não é problema puramente estético, mas também de saúde e qualidade de vida. Poder se alimentar sem restrições, ter autoestima e confiança é uma realidade distante para muitas pessoas. Quem usa prótese móvel geralmente já passou por algum constrangimento por não poder comer determinados alimentos, não poder falar ou sorrir sem medo que a prótese possa se soltar na frente de outras pessoas.

Implantes dentários são pinos de titânio que são parafusados no osso maxilar, logo abaixo da gengiva, e substituem as raízes dos dentes que foram perdidos. Uma vez que os implantes estão “grudados” ao osso (osseointegrados), eles não se soltam mais. Eles servem para suportar as próteses dentárias fixas e dar origem à um novo dente ou ponte (prótese com mais de um dente), muito similar aos dentes naturais. Os implantes são a solução definitiva para quem perdeu um ou mais dentes e devolvem a segurança para falar, sorrir e mastigar com confiança.

 

A Sorrisus Juiz de Fora tem muito prazer em oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno na Implantodontia. Nossos implantes contam com a mais moderna nanotecnologia de materiais, permitindo uma osseointegração melhor e mais rápida. As cirurgias de implantes podem ser feitas sem corte de bisturi e sem pontos através de guias feitas em computador. Isso permite uma recuperação mais rápida e cômoda ao paciente, que pode retornar a sua rotina normal no dia seguinte à cirurgia. Todos os nossos tratamentos também podem ser realizados com anestesia sem dor e sedação consciente, o que permite que o procedimento seja extremamente confortável para o paciente.

OSSEOINTEGRAÇÃO

A osseointegração é a união do implante ao osso, de modo que não se solte mais. O processo de osseointegração pode levar de dias até alguns meses e depende das condições iniciais do osso, da genética do indivíduo, entre outros fatores que variam de paciente para paciente. Por isso, não é possível afirmar sem uma avaliação completa quanto tempo demorará um tratamento com implantes. Uma boa osseointegração é fundamental para o sucesso do tratamento e não vale a pena tentar “ganhar tempo”, instalando as próteses definitivas antes do momento certo.

IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA

Quando a fixação do implante ao osso maxilar é ideal já no momento da cirurgia, a instalação de próteses fixas podem ser feitas em até 3 dias após a cirurgia de implantes. São os chamados implantes com carga imediata. A possibilidade de realizar o implante com carga imediata só pode ser verificada durante a cirurgia, não é possível prever através de exame radiológico. Em todas as nossas cirurgias o objetivo número 1 da Sorrisus Juiz de Fora é realizar o implante com carga imediata, permitindo que o paciente recupere sua qualidade de vida em curto espaço de tempo.

ENXERTO ÓSSEO

Nos casos em que há perda óssea no maxilar (reabsorção óssea) é necessária a realização de uma cirurgia de enxerto. Os enxertos podem ser de osso do próprio paciente ou de osso liofilizado, produzido em laboratório. O enxerto é necessário para que o osso tenha a altura e espessura suficientes para suportar o pino de implante e a pressão causada pela mordida sem que o pino se solte. A reabsorção óssea pode ser causada por diversos motivos: doença periodontal, ausência de raiz dentária por um longo período, genética, entre outros. Somente com um exame radiológico completo é possível saber se o osso do paciente tem condições de suportar um implante sem enxerto.

DEIXE SEU CONTATO nós ligamos para você

DÚVIDAS FREQUENTES

IMPLANTE DÓI?

O ossos são tecidos com pouquíssimas terminações nervosas, por isso a presença do pino de implante no maxilar não causa dor nem incômodo ao paciente, quando o procedimento é feito por um profissional qualificado. Durante a cirurgia o paciente não sente nenhuma dor, pois é utilizada anestesia local. Quando solicitada pelo paciente, também pode ser usada a sedação consciente. Até 72 horas após a cirurgia pode ocorrer alguma dor leve e edema (inchaço), mas os pacientes são medicados para controlar esses efeitos.

QUANTO TEMPO DURAM OS IMPLANTES?

Implantes são feitos para durar toda a vida. Os pinos de implante utilizados pela Sorrisus Juiz de Fora tem garantia vitalícia. Porém, em algumas situações em que há traumatismo ou problemas de oclusão (mordida errada), os pinos podem se soltar, sendo que esses casos são bastante raros.

SE EU NÃO TIVER NENHUM DENTE, VOU PRECISAR FAZER UM IMPLANTE PARA CADA DENTE?

Não. Nos casos em que há a perda total dos dentes pode ser utilizada uma prótese protocolo, que é uma prótese que contém os 14 dentes da arcada superior ou inferior. Essa prótese é fixada sobre 4 à 8 implantes - geralmente 4 à 6 na arcada inferior e 6 à 8 na superior.

VOU FICAR SEM DENTE DURANTE O PERÍODO DE OSSEOINTEGRAÇÃO?

Não, durante o período de osseointegração o paciente irá utilizar próteses provisórias móveis, podendo até usar próteses provisórias fixas, no caso dos implantes com carga imediata. De qualquer maneira, as próteses definitivas são instaladas apenas alguns meses após a colocação dos pinos, com a cicatrização completa da cirurgia.

QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A MANUTENÇÃO DO IMPLANTE?

Basicamente os mesmos cuidados com a higiene dos dentes naturais. Apesar das próteses sobre implantes não sofrerem com cárie, o acumulo de placa bacteriana e tártaro nos novos dentes podem levar à reabsorção da gengiva e osso e os implantes ficarem moles e se soltar dos ossos. Por isso, escovação e uso do fio dental após as refeições continuam necessárias, assim como visitas frequentes ao dentista.

É POSSÍVEL ACONTECER REJEIÇÃO DO IMPLANTE?

As ligas de titânio usadas nos pinos são biocompatíveis, mas em alguns casos (2 à 3%) pode haver rejeição logo após a instalação do implante. Nesses casos, não ocorre a osseointegração e o implante precisa ser retirado e um outro pino pode ser colocado em seu lugar.

RT: Dr. Virgílio Ignácio Martins Celeiro de Rodrigues 
CRO MG CD 43541

© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.

Unidade 1:

Rua São João, 237 - Centro.

Seg. a Sex de 9:15 às 19:00
Sáb. de 9:15 às 13:00


Unidade 2:

Independência Shopping - G1

Seg. a Sáb. de 10:00 às 20:00.