ORTODONTIA

 

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento de disfunções no crescimento e amadurecimento dos ossos da face e maxilares e ao alinhamento e oclusão dos dentes. A Ortodontia está relacionada à estética, mas principalmente com a funcionalidade dos arcos dentários. Problemas relacionados à má oclusão dentária (encaixe das duas arcadas) podem causar dificuldade de mastigação, de fala, ocasionar mordidas frequentes de bochecha, lábio e língua, acarretar em dores de cabeça e disfunções da articulação temporo-mandibular, com outras consequências, tais como:

  • Dor de ouvido sem infecção

  • Dor no maxilar ao trincar, mastigar ou bocejar

  • Sons emitidos da articulação ao abrir e fechar a boca

  • Dificuldade em abrir e fechar a boca

  • Dentes sensíveis (na ausência de problemas nos dentes)

  • Sensação de cansaço no rosto

  • Inchaço do lado da face

  • Dor e sensibilidade no pescoço, ombros ou ao redor da

orelha durante o movimento de abrir ou fechar a boca

  • Dores de dentes, dores de cabeça, tonturas, dores de

ouvido, problemas de audição e zumbido nos ouvidos.

A Sorrisus Juiz de Fora conta com diversos tipos de tratamentos ortodônticos, conforme o problema a ser resolvido. Os tratamentos são realizados através da utilização de aparelhos ortodônticos, que podem ser móveis ou fixos. Confira os principais tipos de aparelho fixo abaixo.

APARELHO METÁLICO CONVENCIONAL

Modelo de aparelho fixo em que o arco é preso aos braquetes (peça colada no dente) através das famosas borrachinhas. É o tipo de aparelho mais utilizado nos tratamentos ortodônticos, e precisa de manutenção mensal para a troca de borrachas e arco do aparelho.

APARELHO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO

Nos aparelhos autoligados, os braquetes possuem presilhas que fixam o arco. Sem a necessidade das borrachinhas, o arco movimenta-se mais livremente, de maneira que a necessidade de manutenção é bem menos frequente. A movimentação constante do arco torna o tratamento com aparelho autoligado até 30% mais rápido que com o aparelho convencional. Além disso, os braquetes são menores e a ausência da borracha propicia maior facilidade na higienização dos dentes.

APARELHO ESTÉTICO DE SAFIRA

Apesar de ser uma febre entre os jovens, os aparelhos metálicos causam incômodo entre os jovens e adultos que precisam de tratamento ortodôntico. Para quem não abre mão da estética, os aparelhos de cristal de safira são uma boa opção. Os braquetes e arco são feitos de um material transparente que imita a cor do dente do paciente, sendo praticamente invisível à alguns metros de distância.

É recomendado que à partir de 6 anos a criança já seja encaminhada para uma consulta com o Ortodontista. Quanto mais cedo forem diagnosticados os problemas de oclusão, mais fácil será a solução. Mas não existe limite de idade para o uso de aparelhos ortodônticos, pacientes com mais de 70 anos também podem fazer o tratamento.

O sucesso do tratamento ortodôntico depende muito da disciplina do paciente em não faltar à nenhuma manutenção e com a cumprimento dos cuidados recomendados, principalmente relacionados à higiene bucal e alimentação, para não descolar braquetes com frequência. No caso dos aparelhos móveis, o paciente precisa ser muito comprometido com o tratamento, utilizando o aparelho pelo número mínimo de horas por dia indicado pelo dentista.

DEIXE SEU CONTATO nós ligamos para você

ALINHADORES ORTODÔNTICOS INVISÍVEIS

Possuem uma tecnologia de ponta para tratamentos ortodônticos. Os Alinhadores são bem diferentes dos aparelhos comuns, pois são desenvolvidos sob medida para cada paciente. Ele é REMOVÍVEL, CONFORTÁVEL, EFICIENTE, ESTÉTICO, TRANSPARENTES e lhe permite visualizar o resultado final antes mesmo de começar a usá-lo.

Indicado para jovens e adultos que precisam alinhar o sorriso e querem fazer de forma discreta, sem impactar o seu dia a dia e seu estilo de vida.

RT: Dr. Virgílio Ignácio Martins Celeiro de Rodrigues 
CRO MG CD 43541

© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.

Unidade 1:

Rua São João, 237 - Centro.

Seg. a Sex de 9:15 às 19:00
Sáb. de 9:15 às 13:00


Unidade 2:

Independência Shopping - G1

Seg. a Sáb. de 10:00 às 20:00.